Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28175
Título: Etnomatemática na Educação Matemática e jogos no ensino da Geometria
Autor(es): Velez, Hamilton Nunes
Palavras-chave: Etnomatemática
Educação matemática
Geometria
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: A Matemática, apesar de ter sido objeto de várias mudanças, ainda é considerada uma disciplina difícil e complexa para a maioria dos alunos. Contudo, o conceito da Etnomatemática nos ajuda a melhorá-la no que diz respeito ao aprendizado, já que nos faz pensar em modificar a metodologia aplicada em sala de aula. Para que haja uma interação entre professor e aluno, no sentido de tornar aquilo que parecia difícil em algo que faz parte do nosso dia a dia e não percebemos. A Etnomatemática tem o papel de conectar um conhecimento matemático desenvolvido localmente com o saber científico para unificar a prática e a teoria e o saber com o fazer, procurando desenvolver o dinamismo cultural em sala de aula. Nosso trabalho aplica um pouco desse conceito. O processo de ensino e aprendizagem tem como ponto fundamental fazer com que o aluno seja motivado. Que a Matemática seja substituída pelo aluno para algo de aproveitamento mais que especial. Com isso, sugerimos em nosso TCC propostas de aula com a utilização de jogos, sabidos culturalmente pela maioria dos alunos, a auxiliar o ensino e aprendizagem da Geometria.
Descrição: VELEZ, Hamilton Nunes. Etnomatemática na Educação Matemática e jogos no ensino da Geometria. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28175
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Hamilton Nunes VelezTCC - Hamilton Nunes Velez1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito713.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.