Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2818
Título: Suspensão do exercício da função pública: lei 12.403/2011 e a possibilidade de suspensão do mandato efetivo de agentes políticos
Autor(es): Porto, Eduardo Freitas
Palavras-chave: Direito penal
Medida cautelar
Agentes políticos
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo a suspensão do exercício da função pública – possibilidade avultada em decorrência das reformas processuais (art. 319, VI, do CPP) introduzidas pela Lei 12.403/2011, popularmente conhecida como "Lei de Prisões". Essa preciosa medida cautelar, a depender do caso concreto, poderá ser decretada pelo juízo criminal quando houver indícios de que aquela atividade pública está servindo para a perpetração de crimes funcionais ou dificultando o regular andamento do inquérito/processo penal. Diante da supracitada medida, este trabalho visa constatar que os agentes políticos não estão imunes aos seus efeitos assecuratórios, bem como se pretende aqui demonstrar que é descabida a afirmativa de que a mesma seria uma forma velada de cassar os mandatos eletivos de seus respectivos ocupantes. Nesse diapasão, observa-se, no primeiro capítulo, dilações sobre os imprescindíveis direitos e garantias da pessoa humana, destacando, assim, a sua importância nos Estados Democráticos de Direito, bem como a resolução entre suas aparentes antinomias. No segundo capítulo, efetivou- se estudo sobre as medidas cautelares, sobretudo no que se refere aos seus pressupostos e características. Já no penúltimo capítulo, adentrou-se efetivamente na discussão que circunda a temática proposta, para cujo regular andamento, foi imprescindível o manuseio daqueles dispositivos de ordem política dispostos no atual Texto Magno. Por fim, consigna-se que as conclusões apontadas, no quarto e último capítulo, não se revestem de um caráter absoluto, apenas foi o que se pareceu diante da pesquisa teórico-exploratória, sistematicamente, aqui desenvolvida.
Descrição: PORTO, Eduardo Freitas. Suspensão do exercício da função pública: lei 12.403/2011 e a possibilidade de suspensão do mandato efetivo de agentes políticos. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2818
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Freitas Porto.pdfEduardo Freitas Porto654 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.