Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28183
Título: Ensino e aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua: inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na educação básica
Autor(es): Cavalcante, Francinara Gomes
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Deficiente auditivo
Inclusão
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: A audição tem papel fundamental na aquisição e no desenvolvimento da linguagem, e pela pouca comunicação que há entre esses indivíduos e a sociedade, estes sofrem dificuldades e desafios todos os dias principalmente nas escolas. Este trabalho tem como objetivo principal compreender quais os desafios enfrentados por uma aluna com deficiência auditiva na educação básica, como método de estudo, realizamos uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que irá mostrar os desafios, analisar as metodologias de ensino e discutir sobre o ensino de língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva. Foram tomados como pressupostos teóricos: Garbe (2012), Goldfeld (2002), Bogas (2016), CialdineI (2012), Quadros (1997), Brasil (2002), Wringley (1996), Silva (2009), Almeida (2013), Vygotsky, Stainbank (1999), Carvalho (1999), entre outros. O tema se fez relevante para compreendemos o que os alunos com deficiência auditiva vivenciam em sala de aula. Por meio dessa pesquisa foi descoberto que para o professor é necessário fazer uma adaptação em seus métodos de ensino, um ponto que podemos perceber é que as escolas não estão equipadas e não ter profissionais como intérpretes de LIBRAS. Em relação a aprendizagem do aluno com deficiência auditiva descobrimos que por mais que ele tenha uma boa assistência, ainda encontra alguma limitações na área da língua portuguesa.
Descrição: CAVALCANTE, Francinara Gomes. Ensino e aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua: inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na educação básica. 2022. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28183
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinara Gomes CavalcantePDF - Francinara Gomes Cavalcante1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito169.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.