Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28186
Título: A velhice em "Feliz Aniversário", de Clarice Lispector: proposta de abordagem pelo método recepcional
Autor(es): Silva, Kamila Vieira da
Palavras-chave: Método recepcional
Proposta de abordagem
Velhice
Ensino médio
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: Esta pesquisa visa apresentar uma proposta de abordagem através do método recepcional sobre o tema velhice, para tanto, utilizamos o conto "Feliz aniversário” de Clarice Lispector, publicado no livro Laços de família, em 1960. Nessa perspectiva, as perguntas que nortearam nossa pesquisa são as seguintes: como abordar a temática da velhice no conto “Feliz Aniversário” de Clarice Lispector através do método recepcional? De que forma a personagem Dona Anita é representada no conto “Feliz Aniversário”? Quais os procedimentos podem ser utilizados para comtemplar o método recepcional? Dessa forma, os objetivos são apresentar uma proposta de abordagem para o ensino médio ao se utilizar do conto “Feliz aniversário”, de Clarice Lispector, por meio do método recepcional, e através dos seus passos metodológicos, analisar a representação do tema velhice. A metodologia da pesquisa é bibliográfica centrada nas concepções dos seguintes autores: Beauvoir (2018), Bordini e Aguiar (1988), Bosi (1994), Candido (2006), Eagleton (2003), Gotlib (1988- 2013), Jauss (1979-1994), Moser (2017), Zolin (2009); para tanto, aderimos o método qualitativo e recepcional para a análise dos dados. Concluímos que a presente pesquisa contribui para o ensino-aprendizagem por apresentar uma abordagem do texto literário a partir do método recepcional, visto que as etapas do método apresentam um norte para o professor trabalhar com a literatura, buscando formar leitores críticos. No entanto, a pesquisa está aberta a questionamentos e contribuições futuras, visto que, uma pesquisa nunca se encerra e é de suma importância que haja mais estudos relacionados ao ensino e a aprendizagem de literatura.
Descrição: SILVA, Kamila Vieira da. A velhice em "Feliz Aniversário", de Clarice Lispector: proposta de abordagem pelo método recepcional. 2022. 48p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28186
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamila Vieira da SilvaPDF - Kamila Vieira da Silva474.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito224.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.