Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28214
Título: Reflexões acerca da consciência fonológica e o ensino de inglês como língua adicional
Autor(es): Sousa, Jéssica Freitas de
Palavras-chave: Consciência fonológica
Inglês
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: A produção e a reprodução da fala são abarcadas pela consciência fonológica, a qual engloba habilidades desde o entendimento consciente até a manipulação e domínio dos sons da língua. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é relatar a importância da consciência fonológica na aquisição do inglês como língua adicional e discutir acerca de uma abordagem de ensino que contemple o conhecimento deliberado acerca dos sons e regras inerentes à língua em desenvolvimento. Essa pesquisa é de cunho investigativo, e de abordagem qualitativa interpretativista, em que foi desenvolvido um questionário direcionado a professores de língua inglesa, a fim de averiguar o papel da consciência fonológica em suas práticas pedagógicas e, mediante tal investigação, promover uma discussão que vise contemplar suas contribuições, as quais podem ser ancoradas pela ênfase na relevância de se aplicar uma metodologia de ensino que aborde os sons da língua inglesa e sua produção. O referencial teórico deste estudo embasa-se nos trabalhos desenvolvidos por Alves (2012); GROLLA (2009); SILVA (2009); BRITO (2009). Os resultados obtidos por este estudo trazem contribuições para o âmbito pedagógico, visto que lidam diretamente com o contexto de ensino/aprendizagem do inglês para aprendizes brasileiros, utilizando-se de uma abordagem que favoreça, dentre os aspectos fonético – fonológico, o conhecimento das distinções existentes entre a língua materna dos aprendizes e a língua em desenvolvimento, a saber, inglês como língua adicional.
Descrição: SOUSA, J. F. de. Reflexões acerca da consciência fonológica e o ensino de inglês como língua adicional. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira , 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28214
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Freitas de SousaPDF - Jéssica Freitas de Sousa268.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito61.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.