Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28247
Título: Reconhecimento de vínculo trabalhista de trabalhadores por aplicativos: a precariedade de direitos e necessidade de regulamentação
Autor(es): Lima, Paulo Henrique Pereira de
Palavras-chave: Aplicativos
Direito do trabalho
Direitos humanos
Trabalho
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: A palavra trabalho do latim “tripalium”, uma espécie de instrumento de tortura ou canga que pesava sobre os animais. Apesar de sua definição forte, a capacidade de trabalhar diferencia os humanos dos animais irracionais, pois, por meio dele o homem modifica o ambiente. É importante compreender o desenvolvimento do trabalho, das condições laborativas e conquistas de direitos. O direito ao trabalho está presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que representa um marco na evolução dos direitos humanos. Entretanto, com o desenvolvimento tecnológico possibilitou novas formas de trabalho, os aplicativos de serviços são uma realidade, todavia, a não regulamentação dessas empresas transforma esses trabalhadores em uma simples engrenagem, os excluindo de direitos previstos na Constituição e na legislação infraconstitucional. Essa pesquisa utilizou a metodologia hipotetico-dedutiva, pois foi criada uma hipótese e o trabalho busca confirma-la ou refutá-la, para isso foi utilizada o método bibliogratfico atraves de livros, artigos cientificos disponiveis em acervos públicos e particulares, jurisprudencias e doutrinas. Deste modo, verificou-se o debate a respeito da necessária regulamentação, das diferentes decisões judiciais que por falta de lei específica suprem esse vácuo. Existindo, portanto, limbo de direitos sociais para esses trabalhadores.
Descrição: LIMA, P. H. P. de. Reconhecimento de vínculo trabalhista de trabalhadores por aplicativos: a precariedade de direitos e necessidade de regulamentação. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28247
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Henrique Pereira de LimaPDF - Paulo Henrique Pereira de Lima1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito179.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.