Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2825
Título: Vulnerabilidade socioeconômico e ambiental das comunidades do entorno do açude Epitácio Pessoa - Boqueirão
Autor(es): Araújo, Lincoln Eloi de
Palavras-chave: Comunidades
Meio ambiente
Degradação ambiental
Data do documento: 12-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estabelecer a vulnerabilidade das comunidades circunvizinhas do entorno do açude Epitácio Pessoa. A metodologia utilizada baseou-se em questionários e entrevista a comunidade local, avaliando as vulnerabilidades social, econômica, tecnológica e às secas. Os resultados obtidos mostraram que a vulnerabilidade social foi classificada como Moderada, com valor de 17,3 %, valor este considerado relativamente baixo, em relação às demais comunidades; a vulnerabilidade econômica foi classificada como Muito Alta, com valor de 45,5 %; devido a falta de estrutura, apesar do assistencialismo do Governo Federal; em seguida a vulnerabilidade tecnológica, assumindo valor de 60 %, cujo valor está associado a falta de práticas de conservação do solo e técnicas rudimentares de cultivo, o qual acentua o processo de erosividade; e por fim a vulnerabilidade as secas, com 59,4 %, devido a falta de relacionamento e reuso da água, além da irrigação irregular. Tais resultados demonstram a vulnerabilidade a qual essa comunidade está diretamente associada, diminuindo a valorização do homem versus a natureza.
Descrição: ARAÚJO, Lincoln Eloi de. Araújo, Lincoln Eloi de. Vulnerabilidade socioeconômico e ambiental das comunidades do entorno do açude Epitácio Pessoa - Boqueirão. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2825
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lincoln Eloi de Araújo.pdfLincoln Eloi de Araújo749.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.