Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28270
Título: A exposição oral no Ensino Fundamental II: uma abordagem a partir da análise do livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Porto, Joelma da Silva
Palavras-chave: Oralidade
Livro didático
Exposição oral
Ensino Fundamental
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: O ensino da oralidade tornou-se um eixo obrigatório no meio escolar desde 1997 com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e consequentemente, também teve que ser contemplado nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é observar como elementos próprios do gênero exposição oral são abordados pelos livros didáticos sob análise. Assim, para este estudo, selecionamos 2 (dois) livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental II, ambos de autores, anos e editoras diferentes. Além disso, este trabalho é de caráter documental vinculado à natureza qualitativa e interpretativa. Nosso embasamento teórico é orientado por autores como Cavalho e Ferrarezi Jr. (2018); Marcuschi (2010); Mendes (2005); Dolz e Schneuwly (2004); Meira e Silva (2016) entre outros. Desse modo, a partir das análises realizadas, percebemos que no primeiro livro direcionado ao 6º ano, a proposta de atividade de exposição, além de mal direcionada, não explora satisfatoriamente a estrutura do seminário e os recursos linguísticos típicos desse gênero são mencionados de maneira escassa. Já no segundo livro, destinado ao 7º ano, há uma contemplação significativa na proposta que envolve a exposição oral, pois, além de todo um planejamento bem orientado, faz-se também uma abordagem considerável dos elementos linguísticos que precisam ser mobilizados para a realização da exposição oral.
Descrição: PORTO, J. S. A exposição oral no Ensino Fundamental II: uma abordagem a partir da análise do livro didático de língua portuguesa. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28270
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma da Silva Porto.pdfPDF - Joelma da Silva Porto1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito85.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.