Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28373
Título: Violência doméstica contra a mulher e poder punitivo: análise da ineficácia na aplicabilidade da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha)
Autor(es): Monteiro, Priscila dos Santos
Palavras-chave: Violência doméstica
Ineficácia
Lei Maria da Penha
Sistema punitivo
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente estudo tem como foco analisar a ineficácia da aplicabilidade da Lei 11.340/06 no país, tecendo críticas ao sistema punitivo e a ausência da aplicação de medidas não-penais trazidas pela lei no combate à violência doméstica contra a mulher. Para isso, verificou-se desde a antiguidade na formação do pensamento machista, de herança patriarcal, a dominação masculina em que a figura da mulher é sujeita, sendo esta a linha de reprodução para a violência doméstica contra a mulher. Inferiu-se a importância das mobilizações feministas para cobrar do Estado legislações na defesa da mulher até as mobilizações internacionais para a criação da prestigiada Lei 11.340/06, que carrega como título o nome da Maria da Penha e sua honrosa história explanada neste trabalho. Em razão do contexto das causas da violência doméstica contra a mulher e a perpetuação do ciclo da violência conforme dados estatísticos, refletiu-se acerca do sistema punitivo utilizado como única solução extraída da Lei Maria da Penha, o que foi apontado como negativo por não adentrar no cerne do problema complexo e específico que envolve a violência contra a mulher.
Descrição: MONTEIRO, P. dos S. Violência doméstica contra a mulher e poder punitivo: análise da ineficácia na aplicabilidade da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). 2022. 25f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28373
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila dos Santos MonteiroPDF - Priscila dos Santos Monteiro721.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito834.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.