Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2838
Título: As revoluções foram compartilhadas: as mídias digitais e a Primavera Árabe
Autor(es): Frazão, Pedro Henrique Oliveira
Palavras-chave: Mídias digitais
Globalização
Relações de poder
Primavera Árabe
Data do documento: 13-Dez-2013
Resumo: As mudanças advindas do pós-Guerra Fria trouxeram inúmeras consequências para o cenário internacional, tais como a vitória do bloco capitalista, a aceleração do processo de globalização ao redor do mundo e o consequente surgimento de diversas tecnologias que tornaram o tempo e o espaço cada vez mais relativos. Esta maximização das relações sociais a nível global, levou a modificações não somente no seio da sociedade, mas espalhou-se por todas as camadas que estão direta ou indiretamente ligadas às relações humanas. Sendo assim, as relações de poder tornam-se cada vez mais voláteis, influenciando diretamente o rumo das Relações Internacionais. Isto se deve principalmente pela participação cada vez mais intensa de novos agentes neste meio, tais como a própria sociedade civil, que surgem diariamente devido aos novos temas da agenda de debates e às novas tecnologias que possibilitam sua ação no nível internacional. Desta forma, o trabalho apresentado se propõe a analisar o impacto das inovações tecnológicas do campo da comunicação nas relações de poder no meio internacional. Para tanto, delimitamos como objeto de estudo o caso das revoltas populares que tomaram conta da região árabe em meados de 2010, denominadas de Primavera Árabe, tendo em vista sua singularidade no cenário político internacional ao fazer uso das mídias digitais para o alcance de seus objetivos, proporcionando, assim, mudanças na forma de ação no meio global.
Descrição: FRAZÃO, Pedro Henrique Oliveira. As revoluções foram compartilhadas: as mídias digitais e a Primavera Árabe. 2012. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2838
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Henrique Oliveira Frazão.pdfPedro Henrique Oliveira Frazão879.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.