Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28391
Título: A educação ambiental: um estudo de caso na escola estadual de ensino fundamental II Simeão Leal do Município de Itaporanga - Pb
Autor(es): Severo, Daniele Braz de Sousa
Palavras-chave: Educação ambiental
Espaço escolar
Professores
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: A inclusão sociedade/natureza tem constituído sérias preocupações para o futuro da humanidade. O homem ao longo do tempo, para atender suas necessidades, vem modificando os ecossistemas naturais, contribuindo assim para o desequilíbrio nos sistemas naturais. Diante dessa problemática precisa-se buscar alternativas para amenizar os impactos ambientais causados pelos seres humanos. Acredita-se que a instituição escolar é um ambiente que pode favorecer tais mudanças, levando em consideração as metodologias e projetos existentes. Nessa perspectiva, este trabalho proporciona uma discussão sobre as questões ambientais trabalhadas no ensino fundamental: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Simeão Leal em Itaporanga/PB. Busca-se analisar as experiências de educação ambiental desenvolvidas na escola. As instituições de ensino são locais propícios para a transmissão e reprodução dessas questões, pois buscam junto aos seus alunos soluções para amenizar tal problemática. A educação ambiental, no contexto educacional, possibilitará novos rumos ao meio ambiente, contanto que os professores sejam mediadores para formar alunos críticos, conscientes e responsáveis. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a realização de uma pesquisa de campo na escola de ensino fundamental, para obtenção dos dados, utilizou-se com instrumento um questionário com 08 (oito) questões aplicado para 06 (seis) professores. Os resultados obtidos foram bastante promissores, uma vez que a questão ambiental é um tema atual e muito relevante que deverá ser trabalhado e discutido nas escolas.
Descrição: SEVERO, Daniele Braz de Sousa. A educação ambiental na escola: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Simeão Leal - Itaporanga - PB. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28391
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Braz de Sousa Severo.pdfPDF - Daniele Braz de Sousa Severo829.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito228.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.