Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28414
Título: Gestão de resíduos sólidos: um estudo da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Santana do Seridó (ACLRSS) - RN
Autor(es): Silva, Maiza Gisele Pereira
Palavras-chave: Gestão pública
Gestão resíduos sólidos
Política nacional de resíduos sólidos
Data do documento: 18-Nov-2022
Resumo: A velocidade do processo de urbanização vem proporcionando um quadro de evidência estatística que retrata a insuficiente oferta por parte da gestão pública municipal e uma crescente pressão por infraestrutura mais adequada, deste a coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos (RS), que é considerado o maior problema socioambiental do mundo. O tema versa sobre “GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: um estudo da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Santana do Seridó (ACLRSS) - RN”. Este teve como objetivo estudar o processo de gestão pública dos resíduos sólidos e a atuação da Associação de Catadores Materiais Recicláveis de Santana do Seridó – ACLRSS, sobre a perspectiva organizacional e socioambiental, que permeiam como agentes ambientais. A metodologia empregada foi à qualitativa amparada pela técnica exploratória. Para obter as informações foi elaborado um questionário e aplicado ao funcionário responsável pelo setor da pasta referente à gestão pública tais como: limpeza urbana, coleta, tratamento e o destino final dos RS, bem como, uma entrevista realizada com o Presidente da ACLRSS, a fim de avaliar o papel da associação diante de um processo sob a configuração socioeconômica dos catadores / associados. Os resultados e a discussão demonstram com clareza o panorama da gestão urbana diante do sistema de limpeza urbana e o gerenciamento dos RS no município, que são bastante preocupantes. Conclui-se que, é por meio das ações do poder público de forma eficiente e objetiva traçada pelo Plano de Gestão Municipal (PGM), que o município pode exercer seu papel de gestor de modo eficaz, com parcerias entre a comunidade da ACLRSS, projetados para lograrem o reconhecimento de uma política pública eficaz e de inclusão social.
Descrição: SILVA, M. G. P. Gestão de resíduos sólidos: um estudo da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Santana do Seridó (ACLRSS) - RN. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28414
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maiza Gisele Pereira SilvaTCC - Maiza Gisele Pereira Silva1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito364.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.