Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28435
Título: Efeito de nanopartículas à base de cério em Palaemon Pandaliformis (Crustacea, Palaemonidae)
Autor(es): Pontes, Thamires Araújo de
Palavras-chave: Crustáceo
Nanopartículas de cério
Osmorregulação
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: As nanopartículas de cério são utilizadas em produtos de uso diário, como aditivos para combustíveis e tintas. Entretanto, poucos estudos sobre os efeitos subletais da nCeO2 em organismos aquáticos estão disponíveis. O cério (CeO2) é um composto inorgânico usado em sensores eletrocrômicos, revestimentos anticorrosivos e catalisadores. Os crustáceos possuem adaptações estruturais, comportamentais e fisiológicas que lhe conferem eficiência no controle osmo-iônico e resistência a eventuais compostos tóxicos liberados no meio aquático. Este trabalho teve como principal objetivo analisar o efeito tóxico de nanopartículas de cério em camarões da espécie Palaemon pandaliformis. Após um período de aclimatação de três dias, os animais foram submetidos a um sistema estático de exposição experimental (24 horas e 72 horas). Em três concentrações diferentes de nanopartículas de cério: 75 µg/L, 150 µg/L e 300 µg/L. Onde foram retiradas amostras da hemolinfa e músculo abdominal. Analisamos as amostras com ênfase nos seguintes parâmetros: concentração iônica da hemolinfa e o teor de hidratação tecidual. Os dados obtidos foram tratados e submetidos a análises estatísticas two way ANOVA. Os resultados demonstraram que na concentração de 75 µg/L não vemos um aumento significativo do íon cloreto (Cl-) no período de 24 horas, entretanto é notável o aumento na concentração de íon cloreto Cl- no período de 72 horas, demonstrando que os animais tiveram sua regulação iônica afetada de acordo com o tempo de exposição. Os dados de hidratação tecidual do músculo abdominal, expostos a diferentes concentrações de nanopartículas de cério, demonstraram que houve uma redução da capacidade de manutenção de volume celular, o que reflete no aumento de teor de hidratação nas concentrações mais altas e no tempo experimental de 72 horas.
Descrição: PONTES, T. A. de. Efeito de nanopartículas à base de cério em Palaemon Pandaliformis (Crustacea, palaemonidae). 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28435
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thamires Araújo de PontesTCC - Thamires Araújo de Pontes688.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito de TCC262.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.