Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28456
Título: 20.12.2022 Avaliação da contaminação fúngica e da eficácia do hipoclorito de sódio na descontaminação de próteses dentárias
Autor(es): Pereira, Pauliny Anaiza de Almeida
Palavras-chave: Próteses dentárias.
Odontologia.
Microbiologia.
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a contaminação fúngica em próteses dentárias, bem como aferir a eficácia da solução de NaOCl (hipoclorito de sódio) a 0,2% na sua descontaminação, além de estimar o conhecimento dos métodos de higienização dos pacientes envolvidos na pesquisa. Métodos: Este estudo possui característica experimental, do tipo transversal e descritivo e foi realizado no Laboratório de Microbiologia e Bioquímica do Campus VIII – Araruna, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS). Foram realizadas aplicações de questionários aos pacientes usuários de próteses (n=20) e coleta de material biológico com swab estéril das bases das próteses deles. As amostras foram armazenadas em tubos de ensaio contendo 7ml de NaCl a 0,95% estéril e semeadas em placas de Petri contendo meio Sabouraud sólido. Essas placas foram armazenadas em estufa a 37 °C por um período de 72 horas e os dados foram coletados. Como forma de auxiliar a higienização das próteses, os pacientes foram orientados a submergirem as mesmas durante a noite em solução de hipoclorito de sódio a 0,2%, confeccionada por eles utilizando 250 ml de água com 2 ml de hipoclorito de sódio a 2,5%. A aplicação foi feita por 15 dias e após esse tempo, uma nova coleta foi realizada seguindo o mesmo protocolo descrito. Os dados alimentaram uma planilha de Microsoft Excel® versão 2020 e apresentados por meio de estatística descritiva. Resultados: Antes da aplicação do hipoclorito, 10 placas apresentaram crescimento fúngico. Após a aplicação, apenas 01 placa apresentou desenvolvimento de fungos. Os pacientes apresentaram dúvidas quanto ao uso da prótese durante o sono, quanto aos métodos de higiene e armazenamento da prótese. Conclusão: O hipoclorito de sódio a 0,2% se mostrou eficaz no controle do biofilme fungico em superfícies protéticas.
Descrição: PEREIRA, Pauliny Anaiza de Almeida Pereira. Avaliação da contaminação fúngica e da eficácia do hipoclorito de sódio na descontaminação de próteses dentárias. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28456
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito472.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Pauliny Anaiza de Almeida Pereira...pdfTCC - Pauliny Anaiza de Almeida Pereira904.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.