Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28461
Título: Uma investigação das causas das poucas abordagens de Astronomia nas aulas de Física do ensino médio
Autor(es): Lima, Davi Sousa Teixeira de
Palavras-chave: Ensino de Física
Ensino Médio
Astronomia
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: No contexto do ensino de Física no ensino médio podemos ressaltar as críticas referentes a um ensino técnico, mecânico e cansativo, por outro lado, podemos destacar uso de temas capazes de despertar a curiosidade e o interesse dos indivíduos sugeridos pela BNCC, como a Astronomia, para proporcionar aulas de Física e de Ciências mais atrativas. A Astronomia esteve presente como saber comum desde os primórdios da humanidade e depois se tornou uma área do conhecimento que deu suporte para o desenvolvimento da sociedade e, como ciência observacional, é capaz de relacionar diversos conteúdos curriculares e por isso destacamos a importância de ela estar presente no ensino básico. O presente trabalho relata uma pesquisa empregada na cidade de Araruna-PB com professores de Física de duas escolas públicas com o intuito de verificar quais fatores acabam por manter a Astronomia afastada da sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas que verificavam se a Astronomia está presente ou não nas aulas de Física da amostra e quais fatores fomentavam sua ausência em casos negativos. As entrevistas foram gravadas e transcritas e os dados foram organizados em categorias para análise. Como resultado encontramos fatores como um currículo que não favorece temas variados da sala de Física, a dificuldade de encontrar materiais didáticos adequados e a ausência de discussões mais profundas a respeito da Astronomia como ciência durante a graduação.
Descrição: LIMA, Davi Sousa Teixeira de. Uma Investigação das Causas das Poucas Abordagens de Astronomia nas Aulas de Física do Ensino Médio. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Araruna-PB. 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28461
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Davi Sousa Teixeira de Lima.pdfTCC - Davi Sousa Teixeira de Lima2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito129.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.