Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28463
Título: A gestão de resíduos sólidos em municípios de pequeno porte
Autor(es): Santos Neto, Antonio Izidro dos
Palavras-chave: Administração pública
Resíduos sólidos
Coleta seletiva
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: Este estudo discute as políticas, processos e recomendações para a educação ambiental referentes ao gerenciamento de resíduos sólidos em municípios considerados menores. No Brasil, a gestão de resíduos sólidos é definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Partindo da legislação vigente e levando em consideração a obrigatoriedade constitucional dos entes administrativos em cumprir a PNRS, os municípios de pequeno porte terão possibilidades igualitárias de execução? E ainda pode-se questionar: qual modelo exequível para estes entes? Foram fornecidas definições de gerenciamento e gestão, assim como características e instruções para a construção de um PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) adequado para uso pelos governos locais com menos de 20.000 habitantes. Quando se trata de gerenciamento de RSU, mesmo as menores cidades podem depender de alguns poucos recursos críticos, particularmente nas áreas de comunicação com o povo, examinando as medidas propostas e coordenando os esforços de toda a comunidade. Também reduz o desperdício, tornando mais simples a coleta e o descarte. Entretanto, a falta de recursos financeiros e humanos não é o único desafio que estes municípios devem superar para implementar uma gestão eficiente de RSU. Levando estes pontos em consideração, foram desenvolvidas diretrizes e procedimentos específicos para atender as necessidades dos municípios acima mencionados, com foco em soluções simples e de baixo custo que estão ao alcance de técnicos e administradores que não são especialistas no assunto e que envolvem a população local.
Descrição: SANTOS NETO, Antonio Izidro dos. A gestão de resíduos sólidos em municípios de pequeno porte. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande , 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28463
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Izidro dos Santos Neto.pdfPDF - Antonio Izidro dos Santos Neto884.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito546.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.