Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2848
Título: Criminalidade econômica: aspectos gerais do direito penal econômico e os delitos de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira sob a óptica da lei 7.492/86
Autor(es): Herminio, Marcelo Vasconcelos
Palavras-chave: Direito penal
Direito econômico
Crimes contra economia
Data do documento: 3-Fev-2014
Resumo: O tema apresentado neste trabalho tem como escopo fazer um apanhado geral sobre a criminalidade econômica, com destaque para os crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituições financeiras. Incialmente apresentamos o substrato histórico das tratativas sobre os crimes cometidos contra a economia, em seguida adentramos ao estudo do direito penal econômico e suas características, com destaque para análise do bem jurídico tutelado nesse ramo do direito penal, segue-se com a abordagem sobre o sistema financeiro nacional apresentando-se os requisitos para que uma conduta infrinja esse sistema. Após, discorremos sobre a tipificação das condutas de gestão temerária e gestão fraudulenta das instituições financeiras. A metodologia utilizada foi a teórico-descritiva, norteada por uma análise de acervo bibliográfico, normativo e jurisprudencial. Conclui-se: Não obstante a expansão das relações econômicas, a criminalidade acompanha esse crescimento sempre um passo à frente do sistema protetivo, o que faz com que se encontre grandes dificuldades para a norma alcançar efetividade no plano prático.
Descrição: HERMINIO, Marcelo Vasconcelos. Criminalidade econômica: aspectos gerais do direito penal econômico e os delitos de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira sob a óptica da lei 7.492/86. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2848
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Vasconcelos Herminio.pdfMarcelo Vasconcelos Herminio730.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.