Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maurício Targino de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T10:52:53Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T10:52:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28485 | - |
dc.description | OLIVEIRA, M. T. de. Utilização da educação ambiental para estimular a metodologia da economia criativa no ensino de geografia. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi construída com a intenção de refletir sobre o ensino de Geografia aliado à educação ambiental (EA) por meio da aplicação da metodologia da Economia Criativa (MEC), como uma ação relevante para a formação do professor de Geografia. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, a partir da análise de literaturas e da realização de oficina pedagógica, com tipologia participativa, com o intuito de construirmos mecanismos para um ensino de Geografia mais significativo junto à educação ambiental. A metodologia da Economia Criativa se apresenta como uma estratégia que busca estimular uma consciência da importância do cuidado com a natureza, especialmente por promover para os professores de Geografia um saber/fazer que estimule o pensamento ambiental, despertando nos mesmos o desejo de construir uma educação que tenha possibilidade de ações que promovam e estimulem os alunos a serem mais conscientes diante da relação entre sociedade e natureza. Ao executar a oficina pedagógica, por meio da plataforma Even, destinada aos professores de Geografia, partindo do Grupo de Pesquisa Saberes da Educação Geografia GPSEG/UEPB, destacamos que a educação ambiental e a Economia Criativa são de suma importância para a formação do professor de Geografia. Além disso, a proposta de trabalho com a metodologia da Economia Criativa apresentou-se essencial para a conscientização da preservação da natureza ao reutilizar de forma prática recursos que muitas vezes seriam descartados. Portanto, essas ações contribuem para despertar a urgência da construção do conhecimento e atitudes socioambientais necessárias para o desenvolvimento de uma nova conscientização ambiental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Juliana Nóbrega de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Economia criativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Utilização da educação ambiental para estimular a metodologia da economia criativa no ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maurício Targino de Oliveira | PDF - Maurício Targino de Oliveira | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 69.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.