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dc.contributor.authorBarbosa, Vanessa Karoline de Aguiar-
dc.date.accessioned2023-01-07T23:11:05Z-
dc.date.available2023-01-07T23:11:05Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28523-
dc.descriptionBARBOSA, V. K. A. Os impactos do estágio supervisionado e do programa de residência pedagógica na formação inicial de professores de língua inglesa: estudo de caso sobre as vozes dos estagiários e dos residentes. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho de conclusão de curso tivemos como objetivo geral analisar os impactos do Estágio Supervisionado (ES) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores de Língua Inglesa. Visando alcançar esse objetivo, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: I. verificar com os colaboradores quais são as contribuições, desafios e limitações vivenciados por eles no contexto escolar a partir das ações do ES; II. identificar com os colaboradores quais são os impactos vivenciados por eles no âmbito escolar a partir das ações do PRP; e III. comparar as experiências vivenciadas em ambos os contextos de formação docente inicial. Como referencial teórico, utilizamos Saviani e Galvão (2021), Hodges et al (2020) e Santos, Lima e Sousa (2020) para fundamentar nossa discussão acerca do Ensino Remoto; para as discussões relacionadas a Estágio, utilizamos Pimenta e Lima (2005/2006), Pimenta e Lima (2017) e Bueno (2007); para fundamentar a discussão sobre o PRP, utilizamos Felipe e Bahia (2020) e Borges, Leite, Freitas (2020); e quanto às discussões acerca da construção identitária docente, tomamos por base os estudos de Galindo (2004), Freitas e Medrado (2013), Perrenoud (2002) e Freire (2021). Para isso, o percurso metodológico escolhido consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo caracterizada pelo estudo de caso. A pesquisa foi realizada através de um formulário na plataforma do Google Forms respondido pelos colaboradores - discentes do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, que se encaixam nos requisitos: i. terem cursado ao menos um componente de ES e ii. terem participado do PRP. Como resultados, verificamos que ambos o ES e o PRP contribuem no desenvolvimento de uma visão crítico-reflexivo; na desconstrução de crenças; em novas perspectivas de ensino; na imersão no cotidiano escolar e na articulação entre a teoria e a prática. Além disso, constatamos que os principais desafios e limitações encontrados foram: o acesso ao ensino remoto; a dificuldade de encontrar campos de atuação em ES; e a ausência de diálogo com a gestão escolar no contexto do PRP.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.titleOs impactos do estágio supervisionado e do programa de residência pedagógica na formação inicial de professores de língua inglesa: estudo de caso sobre as vozes dos estagiários e dos residentespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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