Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28527
Título: Memorias y melancolía: recuerdos de María Teresa León
Autor(es): Silva, Milena de Assis da
Palavras-chave: Melancolia
Guerra Civil Espanhola
Memória
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: Estudamos, no presente artigo, a ligação entre memória, melancolia e a vidaexilada de Maria Teresa León, abordando um pouco sobre a Guerra Civil Espanhola, com o objetivo de compreender como a melancolia foi abordada e comosurgiu esse vínculo com suas memórias, fazendo parte do seu sofrimento diário e a acompanhando durante 38 anos de exilio. Observamos, analisamos e descrevemosatravés de uma revisão literária, com a intenção de compreender seus relatos individuais e o cenário de guerra que a autora nos repassou em seus escritos. Tomamos como base o Prólogo de Benjamin Prado primeira edição de abril de 2020 e a segunda edição de dezembro de 2021 intitulado Memoria de la Melancolia, escrito por María Teresa León, em 1970. Para relatarmos sobre a Guerra Civil Espanhola, utilizamos Blanco Aguinaga; Rodriguez Puétolas e Zavala (1979) e para a análise da melancolia presente na obra, utilizamos Freud Luto y melancolia (1917). Memória de la melancolia (1970) nos traz um grande e importante testemunho, é mais que uma autobiografia comum, são capítulos documentais que representam uma batalha individual e de pessoas que vivenciaram as catástrofes deixadas pela guerra, nas quais a melancolia e a memória se vincularam para testemunhar em forma literária um período frio e sangrento.
Descrição: SILVA, M. A. Memorias y melancolía: recuerdos de María Teresa León, 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28527
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Assinado - TERMO DE DEPÓSITO MILENA ASSINO CRISTINA.pdfTermo de Depósito524.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC_MILENA DE ASSIS DA SILVA.pdfMilena de Assis da Silva844.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.