Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28788
Título: Ensino-aprendizagem de inglês para surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva
Autor(es): Barros, Martha Raffaela Barbosa
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
Alunos surdos
Data do documento: 9-Set-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar estratégias didático-pedagógicas que podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Visando alcançar o referido objetivo, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: (i) realizar um levantamento de pesquisas que contemplem o contexto de ensino-aprendizagem de inglês para surdos; (ii) descrever os principais desafios apresentados por professores em cada contexto; e (iii) verificar as principais estratégias utilizadas pelos professores no favorecimento do ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como referencial teórico, utilizamos Plaisance (2015), Velden e Leite (2013), Miranda e Galvão Filho (2012), discorrendo sobre as modalidades de educação especial e educação inclusiva; nos apoiamos na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), na Convenção dos direitos das pessoas com deficiência (BRASIL, 2009), na Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015), dentre outros documentos legais que respaldam o direito à educação inclusiva; e, por fim, fizemos uso das contribuições de Moraes e Cavalcanti (2012), Souza e Almeida (2014) e Carvalho (2014), quanto às peculiaridades relacionadas ao ensino de inglês para surdos. Quanto à metodologia, classificamos este trabalho como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual tivemos como corpus quatro pesquisas realizadas em contextos de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como resultados, conseguimos identificar nas quatro pesquisas analisadas algumas estratégias didático-pedagógicas que se mostraram mais eficazes, dentre as quais, podemos destacar: a importância do professor aprender Libras, o papel do intérprete nesse contexto e a relevância de fazer uso de materiais didáticos adaptados e de tecnologias assistivas em sala de aula.
Descrição: BARROS, M. R. B. Ensino-aprendizagem de inglês para surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28788
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARTHABARROS_TCC.pdfTCC - MARTHA BARROS921.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito tcc.docx (1).pdfTERMO DE DEPOSITO TCC224.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.