Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28867
Título: Dificuldades enfrentadas no ensino da física: um olhar de docentes do nível médio da rede pública estadual da região do sertão do alto Pajeú- PE
Autor(es): Silva, Venilson Rodrigues da
Palavras-chave: Dificuldades no ensino
Escola pública
Docentes
Data do documento: 16-Dez-2022
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por professores de física em nível médio e as possíveis estratégias utilizadas para minimizar os problemas. Especificamente, buscou-se identificar os problemas teórico-prático, verificar as didáticas pedagógicas e quais procedimentos utilizam para contornar dificuldades. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de um estudo exploratório, de abordagem quantitativa-qualitativa, com procedimento de levantamento de campo. Os participantes foram 15 docentes de escolas públicas da região do Sertão do Alto Pajeú-PE. O instrumento de pesquisa foi um questionário contendo 12 questões abertas e onze fechadas, além de dados sócio demográficos. Somou-se a esse um termo de consentimento livre e esclarecido. O processo de coleta ocorreu nas dependências da escola realizados entre os meses de outubro de novembro deste. Nessa ocasião foi apresentado um termo de anuência para a gestora, além dos objetivos e finalidades da pesquisa. De posse da autorização o processo aconteceu de forma individual. O tempo de aplicação foi de 30 minutos. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados mostraram o seguinte: para 26% dos participantes a falta de materiais de laboratório foram as respostas mais identificadas no que se refere as principais dificuldades enfrentadas. No que diz respeito a ministrar conteúdos teóricos e práticos, respectivamente, 36% relatam dificuldades de manter os alunos concentrados e 62,5% afirmam não ter laboratórios e quando tem estão sucateados. Já as estratégias utilizadas para minimizar esses problemas 26,7% utilizam experimentos práticos. Diante dos resultados obtidos e como considerações finais as dificuldades enfrentadas por professores têm origem histórica em diversos fatores, que vai desde a sua formação, onde muitos não são licenciados na área, o que exige um tempo maior para preparação de aula e assimilação entre a teoria e a prática, até a falta de infraestrutura na escola, resultando em poucos recursos experimentais e laboratoriais. Assim como a falta de interesse dos alunos pela disciplina, por apresentar dificuldades na leitura e interpretação das questões e também na parte matemática. E por fim, na falta ou ausência de políticas e programas formativos e de capacitação que tenham como objeto de estudo novas e atuais práticas didáticas eficazes e inovadoras no ensino da física. Uma das soluções para minimizar esses problemas poderia realizar as capacitações voltadas para solucionar esses problemas enfrentados na área da física.
Descrição: Silva, Venilson Rodrigues da. Dificuldades enfrentadas no ensino da Física: um olhar de docentes do nível médio da rede pública estadual da região do sertão do alto Pajeú-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28867
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Venilson Rodrigues da Silva.pdfTCC- Venilson Rodrigues da Silva.pdf611.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf124.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.