Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28880
Título: Evolução da titularidade da ação penal nos crimes contra a dignidade sexual: caminho para a efetividade da justiça social
Autor(es): Martins, Myllena Andrade
Palavras-chave: Ação penal
Evolução da titularidade da ação penal
Crimes contra a dignidade sexual
Data do documento: 17-Jan-2023
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa a evolução das ações penais aplicáveis aos crimes contra a dignidade sexual no Brasil. Tem por objetivo verificar o avanço suso mencionado, apontando as problematizações advindas dela e suas repercussões em concreto na sociedade hodierna. Para tanto, vale-se do método de abordagem dedutivo e procedimento interpretativo, bem como da técnica de pesquisa bibliográfica. Volta-se para observação da alteração dos crimes contra a dignidade sexual, que antes se denominava crimes contra o costume, bem como descreve sobre a vulnerabilidade das vítimas nos crimes sexuais. Além disso, versa sobre as ações penais no Código Penal Brasileiro, conferindo especial atenção à evolução das ações penais nos crimes contra a dignidade sexual e a necessidade de punição aos violadores da norma. Ainda esclarece sobre a constitucionalidade da transmutação da ação a estes crimes, descrevendo a ADI 4301 e apontando a problematização da Lei 13.718/20188, bem como evidenciando o direito da vítima em não ter sua intimidade exposta, ao passo que se demonstra a possibilidade de vitimização secundária destas quando do processamento do crime. Com isso, obteve-se por resultado a verificação de que, apesar de constitucional, a evolução da norma para seu atual estado resultou em considerável prejuízo à pessoa ofendida que não deseja esclarecer sobre a dinâmica do crime, de modo a impor que esta reviva o trauma sofrido, no afã de punir o agressor. Por outro lado, tem-se que a aplicabilidade da norma faz gerar o sentimento de efetividade da justiça social, pelo que se justifica a mitigação do direito subjetivo da pessoa ofendida.
Descrição: MARTINS, M. A. Evolução da titularidade da ação penal nos crimes contra a dignidade sexual: caminho para a efetividade da justiça social. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28880
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Myllena Andrade Martins628.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito269.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.