Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28951
Título: Voz de uma professora da educação infantil: o ensino em tempos de pandemia.
Autor(es): Gambarra, Nilma Hilário
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino remoto
Pandemia Covid-19
Trabalho docente
Data do documento: 23-Mar-2022
Resumo: A pandemia – COVID-19 – que teve início no ano de 2020 marcou e vem marcando o mundo. Esta pandemia trouxe e continua trazendo incertezas e preocupações com o futuro, principalmente o futuro da Educação Brasileira. Considerando que o isolamento social trouxe outra forma de ensinar e aprender, por meio das aulas remotas, este trabalho se debruçou na investigação sobre o cenário contemporâneo do ensino remoto emergencial. Para tanto, parte da seguinte questão de pesquisa: Quais as experiências didáticas de ensino remoto vivenciadas por uma professora de Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19? No intuito de responder à questão de pesquisa, sendo o objetivo geral investigar a vivência didática de uma professora da Educação Infantil da rede pública de ensino na cidade de Lagoa de Dentro – PB em tempo de pandemia da COVID-19; e como objetivos específicos: 1) destacar as experiências apresentadas pela professora no contexto do ensino remoto emergencial; e 2) apresentar o impacto do ensino remoto junto às famílias dos alunos implicados, indiretamente, na pesquisa. Do ponto de vista teórico, o trabalho absorveu contribuições advindas de Cubero (1995), Barreto e Rocha (2020), Ramal (2020), dentre outras. A pesquisa se constitui de uma entrevista realizada em 24 de abril à 03 de maio de 2021, via áudio de WhatsApp, com uma professora da Educação Infantil no município paraibano supracitado. Os resultados do trabalho revelaram sobre a capacidade que os professores, em tempo de pandemia, tiveram de enfrentar. Capacidade esta deflagrada na fala da professora colaboradora em questão.
Descrição: GAMBARRA, N. H. Voz de uma professora da educação infantil: o ensino em tempos de pandemia. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28951
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho Final.pdfPDF - NILMA HILÁRIO GAMBARRA641.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
biblioteca.uepb.edu.br.pdfTermo de Depósito225.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.