Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28954
Título: Arte plástico indigenista peruana: un enfoque en la pintora Julia Codesido
Autor(es): Souza, Liandra Rodrigues de
Palavras-chave: Indigenismo peruano
Artes plásticas
Mulher
Data do documento: 29-Jul-2022
Resumo: Na atualidade se tem difundido muito mais a figura da mulher na arte, mas ao investigar sobre as artistas plásticas peruanas do século XX, encontramos poucos resultados, poucas representações e poucas pesquisas. Neste sentido, neste trabalho vamos focar nossas pesquisas na pintora Julia Codesido, para mostrar a sua importância na plástica indigenista peruana do século XX, através da invisibilidade que tinham as mulheres da época em vários campos de atuação. Deste modo, o estudo se dará por meio de uma revisão de literatura, considerando Majluf (2020), Chiang (2020), Uriarte (2000), entre outros que contribuíram para as compreensões e discussões do tema. Como resultado das nossas pesquisas, compreendemos que apesar de todas as dificuldades que encontravam as mulheres peruanas na arte, o povo indígena e as mulheres indígenas em específico, com as atitudes de mulheres como Codesido estas dificuldades iam sendo vencidas pouco a pouco. Logo, consideramos que este trabalho é importante para um conhecimento e aproximação das questões do indigenismo peruano do século XX e as questões relacionadas às mulheres dessa sociedade.
Descrição: SOUZA, L. R. Arte plástico indigenista peruana: un enfoque en la pintora Julia Codesido. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28954
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LIANDRA RODRIGUES DE SOUZA.pdfTCC LIANDRA RODRIGUES DE SOUZA.pdf2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMOS DE DEPOSITO.pdfTERMOS DE DEPOSITO.pdf192.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.