Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28958
Título: "Só saio daqui magra!": um estudo da objetificação do corpo feminino na obra de Stella Florence
Autor(es): Ferreira, Gabriela Alves
Palavras-chave: Análise literária
Objetificação feminina
Mulher
Literatura juvenil
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: O presente trabalho objetiva discutir os dramas da protagonista Camila com o corpo, uma adolescente de dezesseis anos. Trata-se de uma análise do livro Só saio daqui magra! (2012), de Stella Florence. O objetivo do trabalho é identificar e analisar as formas de objetificação do corpo feminino na tentativa de agradar a figuras machistas, representadas na obra pelo namorado. O estudo busca responder ao seguinte questionamento: De que maneiras as exigências por um “corpo perfeito” afetam a protagonista na obra Só saio daqui magra! (2012)? Para responder esse questionamento, propõe-se como objetivos específicos: 1) Analisar o perfil da personagem construído na obra; 2) Discutir a partir da obra literária as formas de objetificação do corpo da mulher na tentativa de agradar ao outro/namorado; 3) Analisar as soluções encontradas pela personagem para lidar com a situação. Neste contexto, o corpo feminino deve atender às exigências do Outro, tornando-se sexualmente atraente. Esta concepção é utilizada nos dias atuais pelo mercado para atingir primordialmente o público masculino, em filmes, séries, comerciais, entre outros. Diante disso, o presente estudo é um trabalho qualitativo e surge da necessidade de analisar os impactos causados pela forma como a mulher e o seu corpo são expostos e representados na luta para atender ao padrão exigido pela sociedade. Para tanto, embasamos as reflexões Hall (2005), Louro (2000; 2013), Loureiro (2014), Pacheco (2010), Soihet (2003), Perrot (2003), dentre outros. Portanto, foi possível constatar na obra em análise a reflexão crítica acerca do fato de que, ainda hoje, a mulher sofre para atender ao alto padrão exigido pela sociedade e isso acarreta na baixa autoestima e na auto objetificação, isto é, o indivíduo procura deixar o próprio corpo atraente em detrimento das próprias expectativas, ocasionando em problemas psicológicos, físicos e sociais.
Descrição: FERREIRA, G. A. "Só saio daqui magra!": um estudo da objetificação do corpo feminino na obra de Stella Florence. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28958
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTermo de depósito617.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- Gabriela Alves Ferreira..pdfTCC- Gabriela Alves Ferreira664.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.