Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28959
Título: Desafios e possibilidades na formação de professores de inglês para a educação infantil: da legislação ao currículo
Autor(es): Oliveira, Renally Garcia Dutra de
Palavras-chave: Formação docente
Educação infantil
Legislação
Currículo
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições da formação inicial de professor de inglês para a educação infantil (EI) em universidades públicas brasileiras por meio da investigação da legislação, de seus currículos e de pesquisas existentes na área. Como objetivos específicos, buscamos: i) realizar um levantamento de cursos de Letras Inglês no Brasil que contemplam a formação de professores de LI para a EI em seus currículos; (ii) identificar, por meio dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (doravante PPCs), as ações adotadas em prol dessa formação; e (iii) apresentar as possibilidades apresentadas nos PPCs quanto à formação de professores de LI para crianças. Para consolidar as nossas ideias, fizemos uso das contribuições teóricas de Cameron (2001/2005) e Harmer (2007), no que diz respeito ao ensino de inglês para crianças e de Paiva (2003) e Tonelli (2010/2013), quanto à importância da formação de professores de inglês para crianças; além disso, nos apoiamos na LDB (BRASIL, 1996), na BNCC (BRASIL, 2018), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), dentre outros documentos legais, para refletir sobre os direitos das crianças quanto à aprendizagem da LI no nosso país. A abordagem metodológica adotada para desenvolver esta pesquisa é de cunho bibliográfico documental com abordagem qualitativa. Ao final da pesquisa, concluímos que apesar da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) investigadas não apresentarem ações voltadas à formação de professores de inglês para atuarem na EI, foi possível perceber em quatro instituições localizadas em diferentes regiões do país algumas possibilidades curriculares que atendem a esse propósito.
Descrição: OLIVEIRA, R. G. D. Desafios e possibilidades na formação de professores de inglês para a educação infantil: da legislação ao currículo. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28959
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENALLY GARCIA DUTRA DE OLIVEIRA .pdfTCC - RENALLY GARCIA DUTRA DE OLIVEIRA442.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO RENALLY.pdfTermo de Depósito.pdf73.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.