Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28968
Título: O negro, a periferia e a violência: uma análise do conto "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos", de Conceição Evaristo
Autor(es): Silva, Débora Jaine Morais da
Palavras-chave: Violência
Literatura
Negro
Conto
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como se deu a gênese da violência na periferia e entender por que os negros são os que mais sofrem com essa prática. Utilizando como corpus o conto Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos, materializado no livro Olhos d’água da autora contemporânea Conceição Evaristo que, através de narrativas bem estruturadas, utiliza a sua literatura como um veículo de denúncia social e resistência, temos como objetivos específicos: 1) Estudar a relação entre pobreza e criminalidade no conto; 2) Mostrar os desafios e dificuldades enfrentados pelos moradores da periferia e 3) Investigar como a autora denuncia os problemas sociais utilizando a morte de uma criança como mote. Para a análise, surgiu a necessidade de realizar um breve estudo relacionando as concepções literárias com a negritude. Para a investigação e contextualização do problema, será realizada uma pesquisa bibliográfica através de fontes científicas, oriundas de artigos, sites e livros com apontamentos teóricos de Candido (2011), Proença Filho (2004), Dalcastagnè (2011), Resende (2008), Chauí (2017) entre outros. Desta forma, pretendemos que os resultados alcançados através desta pesquisa sirvam como base teórica para subsidiar debates no tocante ao papel que o negro ocupa em nossa sociedade.
Descrição: SILVA, D. J. M. O negro, a periferia e a violência: uma análise do conto "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos", de Conceição Evaristo. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28968
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Debora Jaine Morais da Silva.pdfTCC - Debora Jaine Morais da Silva.pdf613.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf316.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.