Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28989
Título: O uso do tiktok como ferramenta avaliativa no ensino remoto de língua inglesa
Autor(es): Sousa, Mízia Naara Veiga de
Palavras-chave: Avaliação formativa
Ensino remoto
Letramento digital
Língua inglesa
Data do documento: 6-Set-2022
Resumo: A repentina transição do ensino da modalidade presencial para a remota, motivada pela pandemia do Covid-19, apresentou aos professores o desafio de reinventarem as suas práticas, e participarem de novos eventos de letramento intermediados pelos recursos digitais (SOARES, 2002). Diante dessa realidade, depreende-se que o procedimento avaliativo do professor também precisou ser mais incisivo, especialmente no ensino de Língua Inglesa (LI), em que as habilidades linguísticas dos alunos devem ser exploradas e avaliadas continuamente. Sendo assim, esta monografia discute o uso da rede social TikTok como uma ferramenta avaliativa auxiliar ao professor de LI no contexto de ensino remoto, tendo em vista que as redes sociais podem ser incluídas no processo de ensino e aprendizagem, se usadas estrategicamente (LEFFA, 2016). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, em que foi desenvolvido um estudo de caso com alunos do curso de Inglês Para Viagens, promovido pelo NucLi da Universidade Estadual da Paraíba. Como embasamento teórico, discutimos acerca: (i) da formação inicial docente e o desafio do ensino remoto (PIMENTA, 1999; LUDKE & BOING, 2004; SAVIANI & GALVÃO, 2021); (ii) do letramento digital escolar e o ensino de línguas (STREET, 1995; SOARES, 2002; BUZATO, 2006); (iii) da avaliação formativa e as potencialidades do uso do TikTok na sala de aula (PERRENOUD, 1999; GREENSTEIN, 2010; MONTEIRO, 2021); e, por fim, (iv) da importância da reflexão docente por meio do diário reflexivo para a formação inicial do professor (LIBERALI, 1999; PERRENOUD, 2002; SABOTA, 2010). O corpus desta pesquisa foram os Vídeos-Dica produzidos pela professora, os vídeos finais produzidos pelos alunos, e um Diário Reflexivo Dialogado. Como resultado, podemos indicar a concretização significativa do trabalho avaliativo formativo da professora, a ressignificação da ferramenta digital TikTok por meio das suas práticas pedagógicas e o aumento da autonomia dos alunos.
Descrição: SOUSA, M. N. V. O uso do TikTok como ferramenta avaliativa no ensino remoto de língua inglesa. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28989
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MIZIA NAARA VEIGA DE SOUSA.docx (1).pdfPDF - MÍZIA NAARA VEIGA DE SOUSA7.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo Depósito Biblioteca.pdfTermo de Depósito624.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.