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dc.contributor.authorBrito, Emanuel Pompeu de-
dc.date.accessioned2023-05-03T13:15:59Z-
dc.date.available2023-05-03T13:15:59Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29163-
dc.descriptionBRITO, E. P. Atitudes Linguísticas de discentes de uma escola pública em Assunção-PB em relação ao seu próprio falar. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de analisar as atitudes linguísticas de alunos da educação básica de uma escola pública do município de Assunção-PB. Nesse intento, os alunos são de uma turma de 9◦ ano do Ensino Fundamental, concebendo a relevância de avaliar a percepção que os discentes têm acerca da língua, bem como de seu próprio modo de falar. Escolhemos essa temática por sua relevância para a prática docente e pela escassez de trabalhos no que tange às atitudes linguísticas no estado da Paraíba que se preocupem em compreender tal fenômeno por parte dos discentes e como podem afetar o processo de ensino/aprendizagem. Este estudo se baseia nos pressupostos da sociolinguística educacional - em especial no diálogo com questões de atitudes linguísticas, relacionadas ao ensino de língua portuguesa, tendo como aportes teóricos Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Bagno (2007, 2014), Labov (2008), Hora (2011), Costa (2019), Morais e Lima (2019) entre outros. Desse modo, entendemos como o ambiente social dos alunos pode influenciar diretamente acerca do que entendem sobre variação linguística, resultando em diferentes formas de agir em sala de aula, policiando suas avaliações com base em noções de “certo” ou “errado”, em referência à norma-padrão. A pesquisa é qualitativa de método intervencionista, pautada no uso de questionário e sequência de atividades que contemplam a análise de atitudes linguísticas, propiciando o combate ao preconceito linguístico no contexto da sala de aula. Com isso, as atitudes demonstradas pelos alunos foram mais positivas, houve também aquelas que se mostraram negativas, mas de forma geral, os alunos se revelaram mais otimistas em relação a seu próprio falar. Portanto, fica em evidência a necessidade da pesquisa que esteja interessada em buscar ações no contexto escolar, auxiliando professores na busca de um desempenho educacional cada vez mais produtivo por parte dos alunos, bem como na constituição de uma pedagogia sensível acerca da variação linguística.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. André Luiz Souza Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSociolinguística educacionalpt_BR
dc.subjectAtitudes linguísticaspt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleAtitudes linguísticas de discentes de escola pública em assunção-PB em relação ao seu próprio falarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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