Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29189
Título: Diferentes tipos de substrato podem influenciar grupos tróficos funcionais de macroinvertebrados aquáticos em rios intermitentes do semiárido?
Autor(es): Tavares, Valeska Samara de Miranda
Palavras-chave: Grupos tróficos
Ecologia de riacho
Fauna bentônica
Data do documento: 16-Nov-2022
Resumo: Devido sua interação constante com o substrato, os macroinvertebrados podem sofrer influência direta ou indireta das mudanças que ocorrem com este componente do corpo aquático, uma vez que esses organismos precisam se adaptar para sobreviver em tal habitat. Assim o objetivo desse estudo foi verificar como dois diferentes tipos de substrato (folhas e sedimento) podem influenciar a riqueza e abundância de grupos tróficos funcionais. O estudo foi desenvolvido em quatro rios: Rio Paraíba, Rio Boa vista, Rio Gurinhém, o Rio Gurinhenzinho, onde os macroinvertebrados foram coletados em 4 pontos ao longo de cada rio, por meio de dois métodos diferentes: litter bags e surber. No laboratório, as amostras foram lavadas e os organismos contidos nelas foram triados e levados para identificação até o menor nível taxonômico possível e classificados entre os seguintes grupos funcionais: Raspadores, Fragmentadores, Coletores, Filtradores, Predadores. No total, foram coletados 17.163 organismos, sendo eles 3.923 indivíduos por meio dos “litter bags” e 13.240 indivíduos por meio do Surber, dos quais foram identificados 30 espécimes até o nível de Família e 22 espécimes até o nível de Gênero. O grupo funcional dos raspadores foi o que apresentou uma diferença significativa em sua abundância, apenas no método surber, enquanto que não houve diferença significativa entra a riqueza de nenhuma das características funcionais em nenhum dos dois métodos. Tal resultado pôde ser explicado pela configuração do sedimento que possibilita maior recurso alimentar e fixação para os organismos cuja abundancia foi mais representativa, concluindo assim que o grupo dos raspadores se mostrou mais sensível à influência do substrato.
Descrição: TAVARES, Valeska Samara de Miranda. Diferentes tipos de substrato podem influenciar grupos tróficos funcionais de macroinvertebrados aquáticos em rios intermitentes do semiárido? 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29189
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Valeska Samara de Miranda Tavares.pdfTCC - Valeska Samara de Miranda Tavares788.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito254.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.