Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29236
Título: O ensino da leitura no estágio supervisionado de língua portuguesa: dos documentos oficiais à formação docente
Autor(es): Silva, Kamilla Peres da
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino de leitura
Documentos oficiais
Formação docente
Data do documento: 29-Jul-2022
Resumo: Durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa, pode-se observar a necessidade de se trabalhar a leitura em sala de aula, considerando as novas demandas da sociedade moderna e a necessidade da ampliação dos letramentos que auxiliaram o sujeito na relação com o meio e a desenvolver habilidades que os tornem críticos e reflexivos. Com essa observação, surgiu a inquietação que conduziu à seguinte questão: quais os benefícios do estágio supervisionado para a formação docente de um professor que atua no ensino da leitura, na aula de Língua Portuguesa? Diante do apresentado, foi objetivado evidenciar uma experiência de ensino de leitura, na prática de sala de aula, no contexto do estágio supervisionado no Ensino Médio. A experiência vivenciada no estágio ocorreu na Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida (Prata), localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba. O estudo contou com o aporte teórico de Pimenta e Lima (2004; 2006; 2012), Antunes (2003; 2009), Geraldi (1997), Kleiman (1989), Macário e Rodrigues (2018), Marcuschi (2008), Martins (1994), Rodrigues (2016), Silva e Rodrigues (2019), Solé (1998) e Yunes (2002), bem como dos documentos oficiais: BNCC (BRASIL, 2018), PCN (BRASIL,1998), PCNEM (BRASIL, 2000), RCEMPB (PARAÍBA, 2006). Com base nestes aportes, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e documental, que refletiu acerca da prática docente vivenciada em estágio supervisionado. Os resultados apontam que o ensino da leitura, no estágio supervisionado, tomado como um processo coletivo e contínuo, deve ser realizado de forma interativa e reflexiva, levando os alunos a compreenderem que a leitura é uma prática social diária, portanto, o seu ensino deve ser aprimorado para que se tenha resultados positivos no desenvolvimento intelectual e na prática sócio discursiva do aluno. Outrossim, os documentos oficiais apresentam caminhos que auxiliam o professor de Língua Portuguesa na sua formação inicial e continuada, conduzindo para a formação de leitores críticos e reflexivos, tomando a leitura em uma perspectiva interacionista.
Descrição: SILVA, K. P. O ensino da leitura no estágio supervisionado de língua portuguesa: dos documentos oficiais à formação docente. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29236
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Kamilla Peres da Silva.pdfPDF- Kamilla Peres da Silva Tavares749.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de deposito pdf.pdfTermo do depósito269.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.