Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29269
Título: As motivações e as habilidades sociais para empreender: um estudo com microempreendedores de Campina Grande - PB
Autor(es): Oliveira Junior, João Batista
Palavras-chave: Empreendedorismo
Habilidades sociais
Motivação
Microempreededorismo
Data do documento: 6-Mar-2023
Série/Relatório no.: ;658.022
Resumo: Em 2019, surgiu um problema que abalou a economia mundial: a pandemia do vírus da COVID-19. Com a crise econômica resultante da pandemia, muitas pessoas se viram desempregadas e em situação de vulnerabilidade. Essa conjuntura abriu espaço para o surgimento de novos empreendedores, que buscaram soluções criativas e inovadoras para atender às necessidades do mercado. Nesse contexto, o empreendedorismo tornou-se uma alternativa promissora para quem deseja se reinventar profissionalmente e superar os desafios impostos pela pandemia. Face ao exposto, este trabalho teve como objetivo identificar as motivações e as habilidades sociais que impulsionaram os microempreendedores a empreender em meio à crise da Pandemia por Covid-19. Os procedimentos metodológicos utilizados para alcançar este objetivo foram através de pesquisa descritiva, exploratória e de campo, através de entrevistas com microempreendedores de diversos segmentos, na cidade de Campina Grande-PB. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que as motivações que impulsionaram os microempreendedores a empreender em meio à crise da Pandemia por Covid-19, foram a necessidade, oportunidade de negócio, independência financeira e autorrealização. As habilidades sociais predominantes nos empreendedores pesquisados são criatividade, resiliência, organização, proatividade. Os desafios mais destacados foram atração de clientes com fidelidade, e as estratégias utilizadas foram foco na qualidade do serviço, indicação de cliente e em alguns momentos preço para enfrentar a concorrência. Conclui-se que os microempreendedores se utilizam de seus próprios conhecimentos empíricos sobre negócios, não buscam apoio de entidades como o SEBRAE para auxílio e uma nova pesquisa sobre o pós pandemia para uma atualização e evolução dos mesmos.
Descrição: OLIVEIRA JUNIOR, João Batista. As motivações e as habilidades sociais para empreender: um estudo com microempreendedores de Campina Grande - PB. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29269
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- João Batista Oliveira Junior.pdfPDF- João Batista Oliveira Junior.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_deposito.pdfTermo_de_deposito.pdf605.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.