Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29288
Título: Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia
Autor(es): Oliveira, Elivania Araújo de
Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado
Teoria-prática
Ensino remoto emergencial.
Ensino de geografia
Data do documento: 9-Set-2022
Resumo: A realização dos Estágios Curriculares Supervisionados sofreu alterações tendo em vista a emergência sanitária da COVID-19 que impactou as mais diversas atividades, devendo-se considerar que o âmbito educacional foi dos mais afetados com a suspensão das aulas presenciais. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante a realização dos Estágios Curricular Supervisionados (ECS) I e II do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, durante o período pandêmico. Busca-se destacar a importância dos estágios para a formação de professores, assim como são pontuadas questões importantes relativas a este momento formativo diante da pandemia e do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O estudo possui natureza qualitativa, tendo como percurso metodológico a elaboração de referencial teórico inerente às temáticas de Ensino de Geografia, Formação de Professores e a importância da realização dos ECSs. Além disso, contou-se com momentos de observação e inserção em aulas remotas de Geografia possibilitando uma análise pautada na realidade em curso no momento. A partir do estudo verifica-se que a realização dos ECSs, durante o período de pandemia implicou em enfrentamentos para o docente em formação, a ausência do ambiente físico da sala de aula, do contato direto com os alunos, e de toda a prática evidenciada nestes momentos se materializa em um curto período da realização dos estágios bem como na falta de uma base sólida de inserção na carreira profissional.
Descrição: OLIVEIRA, E. A. Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29288
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_Termo de Depósito 2.0 PRONTO (2).pdfTermo de Depósito208.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC DSPACE 1.0.pdfPDF - ELIVANIA ARAÚJO DE OLIVEIRA762.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.