Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29321
Título: Corpo e produção de conhecimento: Um estudo a partir dos trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Educação Física da UEPB
Autor(es): Ferreira, Allen Cliss Correia
Palavras-chave: Corpo
Produção de conhecimento
Educação Física
Data do documento: 25-Mai-2022
Resumo: O objetivo central da pesquisa foi mapear a produção de conhecimento a partir dos trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Educação Física da UEPB, buscando identificar as áreas de conhecimento e linhas de pesquisa, onde o Corpo apresenta-se como objeto de estudo. O objetivo específico foi identificar as temáticas específicas e objetivos dos estudos que tematizam o corpo como objeto de estudo e/ou aproximam-se do debate sobre Corpo no campo sociocultural do curso do Bacharelado em Educação Física da UEPB. O estudo caracterizou-se como sendo uma pesquisa descritiva, de caráter quanti-quanlitativo, tendo a estatística descritiva foi considerada como técnica para apresentar os dados obtidos. O corpus de análise foi constituído por 37 trabalhos de conclusão de curso das duas primeiras turmas do primeiro ano do Bacharelado em Educação Física da UEPB. O estudo identificou que nas produções de conhecimento mapeadas, que a área de Ciências Naturais foi a mais predominante, considerando os trabalhos das linhas de pesquisa ‘epidemiologia da atividade física’ e desempenho e desenvolvimento humano. A produção de conhecimento na área das Ciências Humanas e Sociais e linha de pesquisa ‘estudos socioculturais em Educação Física’ é pouco recorrente, bem como, os estudos do Corpo no âmbito desta linha de pesquisa.
Descrição: FERREIRA, Allen Cliss Correia. Corpo e produção de conhecimento: Um estudo a partir dos trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Educação Física da UEPB. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29321
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Allen Cliss Correia FerreiraTCC - Allen Cliss Correia Ferreira304.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito684.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.