Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29345
Título: A geografia do comércio em pequenas cidades: considerações sobre a rua Celso Cirne em Solânea/PB
Autor(es): Alves, Marcos Antônio dos Santos
Palavras-chave: Comércio varejista
Polaridade
Pequenas cidades
Solânea/PB
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: Esta pesquisa discutirá sobre a geografia do comércio em pequenas cidades, tendo como foco a dinâmica comercial de Solânea, localizada no estado da Paraíba. Diante disso, temos como objetivo geral analisar a polaridade exercida por esta cidade, a partir do comércio varejista, que se desdobra nos seguintes objetivos específicos, discutir sobre as principais características socioeconômicas desse município, refletir sobre a relação dessa cidade com as demais que integram a sua área de influência, identificar o perfil dos estabelecimentos comerciais e de seus consumidores na referida cidade, bem como conhecer as ações do poder público municipal para a expansão do comércio de Solânea. Para tanto, foram utilizadas as importantes contribuições de Ortigoza (2010), Gomes (2016), Sposito (2012), Pintaudi (2006), Santos (2013), entre outros autores, o decreto nº 115, que determinou a criação da região geoadministrativa de Solânea, publicado pelo Estado da Paraíba em 21 de janeiro de 2013, os dados da REGIC 2018, divulgada pelo IBGE em 2020, e deste órgão com o IDEME, no ano de 2013. Além disso, foram feitas observações in loco dos estabelecimentos comerciais e dos serviços, bem como o registro fotográfico de alguns eventos que consideramos de extrema importância na área central da cidade supramencionada. Por fim, foram aplicados oitenta questionários para os consumidores de Solânea e realizadas entrevistas com nove representantes do poder público municipal, bem como cinquenta e quatro donos de estabelecimentos comerciais da rua Celso Cirne, presente neste município, no segundo semestre de 2020. Verificou-se que esta cidade, mesmo sendo considerada pequena, assim como as demais, tem se destacado em sua região devido ao forte investimento do poder púbico municipal e estadual, da localização geográfica, dos serviços e, consequentemente, do comércio. A partir desses resultados, podemos concluir que o comércio varejista, que é uma das potencialidades de Solânea, vem exercendo forte influência na região, atraindo não só os clientes desta localidade mas, também, das cidades circunvizinhas que veem neste município um importante espaço comercial para o atendimento das suas necessidades como consumidores e seres humanos. Palavras-Chave: Comércio varejista. Polaridade. Pequenas cidades. Solânea/PB.
Descrição: ALVES, M. A. dos S. A geografia do comércio em pequenas cidades: considerações sobre a rua Celso Cirne em Solânea/PB. 2020. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia, Território e Planejamento: Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29345
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia em PDF - Marcos Antônio dos Santos Alves.pdfPDF - Marcos Antônio dos Santos Alves3.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito preenchido - Marcos Antônio dos Santos Alves.pdfTermo de depósito125.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.