Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29348
Título: O centro da cidade de Alagoinha/PB e suas transformações espaciais
Autor(es): Meireles, Patrícia Soares de
Palavras-chave: Alagoinha
Cidade
Centro
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: O centro de uma cidade tem uma grande importância social e econômica dentro do espaço urbano e no território municipal ao qual pertence. Neste contexto, o presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no centro da cidade de Alagoinha/PB. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar as mudanças ocorridas no centro de Alagoinha/PB, no período de 2009 a 2019. Para a realização da pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico junto a biblioteca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), leituras de obras na área de geografia urbana e pesquisa de campo. À vista disso, foram usadas como base teórica para o desenvolvimento deste estudo obras dos autores Carlos (2018), Corrêa (1989), Santos (2008), Souza (2003), Sposito (2010), Villaça (1998), dentre outros. Vale salientar, que nem tudo onde é denominado centro nesta cidade se apresenta dentro deste espaço urbano como uma centralidade, portanto, na presente pesquisa estudou-se apenas o espaço que tem uma função de centralidade, onde apresenta grande fluxo de pessoas por ser nele onde está localizado o comércio, espaços de lazer, boa parte dos serviços e a área histórica. O centro de Alagoinha na última década ganhou novos estabelecimentos e novas praças, de forma que, o que já existia passou por alguma reforma ou foi reconstruído. Atualmente, a área estudada conta com 1 parque de eventos, 6 praças e 328 estabelecimentos, dos quais 196 são residenciais, 242 comerciais, 4 bancários, 14 prestam serviços públicos e 2 são de cunho religioso. Através da pesquisa, conclui-se que no intervalo de 2009 a 2019, o centro da cidade supracitada teve sua infraestrutura e dinâmica econômica transformadas pelos agentes sociais, trazendo assim, algumas melhorias para os seus usuários no que se refere as suas funções comercial, administrativa, bancária e de lazer.
Descrição: MEIRELES, P. S. de. O centro da cidade de Alagoinha/PB e suas transformações espaciais. 2020. 78f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29348
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-PATRÍCIA SOARES DE MEIRELES.pdfPDF - Patrícia Soares de Meireles2.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito239.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.