Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29398
Título: Sequência didática e oralidade em aulas de língua inglesa: estudo de caso em uma turma de ensino médio
Autor(es): Santos, Welington Manoel dos
Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem
Ensino de língua inglesa
Sequência didática
Habilidades orais
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: Este trabalho inserido no escopo da Linguística Aplicada tem como objetivo geral analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) implementada por um professor de inglês no desenvolvimento das habilidades orais de alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública na Paraíba. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: (i) descrever os objetivos e procedimentos apresentados na SD elaborada com foco no desenvolvimento das habilidades orais em língua inglesa; e (ii) verificar, por meio dos textos escritos e orais produzidos pelos alunos, de que forma as suas habilidades orais foram desenvolvidas. Como fundamentação teórica para a realização desta pesquisa, utilizamos, inicialmente, as contribuições de Oliveira (2015) e Araújo, Dias e Lopes (2015), quanto ao processo de ensino-aprendizagem de inglês nas escolas públicas; Xavier (2004) e Cypriano (2022), no que tange às crenças sobre o desenvolvimento da habilidade de speaking; e por fim Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), juntamente com Cristovão (2009), no que se refere às contribuições da SD no ensino-aprendizagem de inglês. Esta pesquisa é classificada como um estudo de caso de abordagem qualitativa, como também uma pesquisa documental, uma vez que analisamos documentos particulares, a saber: a SD e as produções escritas e orais dos alunos. Como resultados obtidos, concluímos que uma SD elaborada com foco na produção de um gênero textual oral como o perfil em língua inglesa, a partir dos procedimentos adequados, pode contribuir de forma significativa no desenvolvimento de habilidades orais dos alunos, oportunizando momentos distintos de prática em aula e extraclasse, desmistificando crenças por parte dos alunos e aumentando sua autoconfiança para se comunicarem oralmente na língua-alvo.
Descrição: SANTOS, W. M. Sequência didática e oralidade em aulas de língua inglesa: estudo de caso em uma turma de ensino médio. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29398
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC.docx.pdfTermo de Depósito211.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC-Welington Manoel dos Santos.pdfPDF - Welington Manoel dos Santos3.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.