Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29438
Título: O uso do Arduino nas atividades experimentais no ensino de física: uma breve revisão bibliográfica.
Autor(es): Silva, Matheus dos Santos
Palavras-chave: Ensino de Física
Atividades experimentais
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 19-Jun-2023
Resumo: São muitas as dificuldades que impedem a utilização das atividades experimentais no ensino de Física, entre elas estão a ausência de laboratório e de materiais, problemas relacionados à formação de professores, além do pouco tempo disponível para realização das atividades. Buscando minimizá-las, tem se recorrido a confecção de experimentos com materiais de baixo custo. Porém, muitos desses experimentos apresentam um grau de precisão muito baixo, visto que a obtenção de dados é realizada de forma manual, estando suscetíveis a erros, que para serem minimizados torna-se necessário executar o processo diversas vezes, fazendo com que o tempo para realizar as atividades seja muito grande. Uma possibilidade de utilização nas atividades experimentais de baixo custo, para que problemas possam ser contornados, é a associação do Arduino e do software Excel. Dessa forma, este trabalho busca por meio de uma breve revisão bibliográfica mostrar como o Arduino tem sido utilizado, tanto na educação básica como no ensino superior, como ferramenta auxiliar ao ensino de Física por meio de atividades experimentais.
Descrição: SILVA, Matheus Dos Santos. O uso do Arduino nas atividades experimentais no ensino de Física: uma breve revisão bibliográfica. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29438
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus dos Santos Silva.pdfTCC - Matheus dos Santos Silva2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.