Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2962
Título: Indiciamento de servidor público e seu afastamento na lei de lavagem de dinheiro: implicações
Autor(es): Araujo, Antonio Cardoso de
Palavras-chave: Direito administrativo
Lavagem de dinheiro
Direito penal
Data do documento: 21-Fev-2014
Resumo: O presente artigo traça uma analise do artigo 17-D da Lei de Lavagem de Dinheiro de n° 9.613de 1998 com redação dada pela Lei 12.683 de 2012 que buscando um aprimoramento dos mecanismos de controle, fiscalização e investigação, inovou ao prever o afastamento de servidor publico em caso de indiciamento com base nas praticas constantes de seus apontamentos. Devido a esta alteração normativa, procurou-se desenvolver este artigo na analise de sua constitucionalidade e necessidade de existência em nosso ordenamento, procuramos analisar tal postura do legislador sob a nuance constitucional e infraconstitucional, analisamos tal artigo em face das garantias do processo penal moderno e do sistema acusatório brasileiro. Utilizou-se da doutrina pátria, apontamentos em periódicos e legislações pertinentes ao tema. Conclui-se que o afastamento de servidor público de suas funções por mero indiciamento da autoridade policial é uma excrescência da nova lei e que é plausível a sua inconstitucionalidade.
Descrição: ARAUJO, Antonio Cardoso de. Indiciamento de servidor público e seu afastamento na lei de lavagem de dinheiro: implicações. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2962
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Cardoso de Araujo.pdfAntonio Cardoso de Araujo288.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.