Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2966
Título: Quando o amor aperta o gatilho. Paixão e violenta emoção nos crimes passionais. E se não fosse por amor?
Autor(es): Oliveira, Ruth dos Santos
Palavras-chave: Direito penal
Crime passional
Ciúme
Data do documento: 21-Fev-2014
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo, analisar os fatores que envolvem os crimes passionais, entre eles a paixão, a emoção, o ciúme, amor, a honra, e vários outros que acabam por fazer parte desse rol e que são, na maioria das vezes, a gasolina que ajudará ao criminoso passional a cometer tal crime. Todos esses fatores, de certa forma, merecem atenção, pois, são quase sempre colocados como parâmetro para a elucidação desses crimes, principalmente naqueles casos que envolvem violência doméstica contra a mulher. No entanto, nada justifica um crime contra a vida, ou contra quem quer que seja a vítima, e também nesses casos de crimes passionais, deve prevalecer o entendimento consciente que de forma alguma, em nenhuma hipótese, onde esteja presente o instinto cruel do homicida passional, os estados emocionais ou passionais não sejam utilizados como componentes relevantes para justificar o homicídio cruel, diminuir ou atenuar a pena, senão para explicá-lo, e de puni-lo. Concluindo- se, dessa forma, que essa paixão que aterroriza e que na maioria das vezes, mata, não deriva do sentimento, como muitos alegam de amor ou de honra íntima, mas de um instinto homicida, frio e cruel.
Descrição: OLIVEIRA, Ruth dos Santos. Quando o amor aperta o gatilho. Paixão e violenta emoção nos crimes passionais. E se não fosse por amor?. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2966
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruth dos Santos Oliveira.pdfRuth dos Santos Oliveira416.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.