Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29688
Título: O programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e os desafios para sua efetivação enquanto uma política pública
Autor(es): Sales, Maria da Paz Sousa
Palavras-chave: Políticas públicas
Programa nacional de alimentação escolar
Agricultura familiar
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, é uma importante ferramenta para contribuir com a melhoria para a população, tanto dentro do ambiente escolar com as merendas para os alunos, como para a agricultura familiar. Isto só acontece devido a criação de Políticas Públicas, para alcançar objetivos e gerir ações que sejam positivas, assim se fez necessário a criação do PNAE. A pergunta norteadora desta pesquisa é: como caracterizar a contribuição das políticas públicas por meio do PNAE para a agricultura familiar?. Dado que, há grandes desafios que prejudicam a efetivação plena do programa, como o baixo valor destinados às escolas e a pouca propagação da incentivação da agricultura familiar. O principal objetivo deste estudo é apontar como as políticas públicas podem contribuir para a agricultura familiar para o funcionamento do PNAE. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho bibliográfico, com análise de artigos e livros, à luz de autores como Campos (2011), Lira (2002) e Tinoco (2006), que buscaram estudar mais afinco sobre o conteúdo aqui apresentado. Desta forma, o trabalho busca mostrar as bases legais que constituem as políticas públicas, o PNAE e a agricultura familiar, usando estas conexões para poder entender a efetivação de todo este sistema que gera o programa.
Descrição: SALES, Maria da Paz Sousa. O programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e os desafios para sua efetivação enquanto uma política pública.2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29688
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Paz Sousa Sales.pdfPDF - Maria da Paz Sousa Sales638.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.