Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, José Marcos de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-20T12:06:08Z-
dc.date.available2023-07-20T12:06:08Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.otherCDD 372.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29779-
dc.descriptionGOMES, José Marcos de Oliveira. Educação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de química para alunos surdos. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, realizado através de um estudo de caso, objetivou analisar as metodologias utilizadas nas aulas de química ministradas a estudantes surdos do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Campina Grande - PB. A escola a qual abrange esse público é a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima, local onde foi feita a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, sendo também descritiva, por ter como finalidade fazer uma narrativa das aulas de química a partir da observação das mesmas. Para realização da pesquisa foram assistidas estas aulas lecionadas pela professora de química Auricéia, onde esmiuçou-se técnicas de ensino aplicadas a esse público, tais como: o uso de recursos audiovisuais (vídeos em Libras, imagens, slides, vários lápis de cor no quadro branco para diferenciar os conceitos) que são indispensáveis para a compreensão do conteúdo por estes alunos. Ao final, foi verificado que esta metodologia aplicada com a utilização da Libras para transmitir os conteúdos, onde prioriza a educação bilíngue, foi primordial para uma aprendizagem significativa destes discentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juracy Régis de Lucena Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectComunidade surdapt_BR
dc.titleEducação inclusiva: relatos em sala de aula no ensino de Química para alunos surdospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Marcos de Oliveira Gomes.pdfTCC - José Marcos de Oliveira Gomes.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito199.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.