Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29817
Título: As contribuições do estágio supervisionado no processo de formação do professor de Geografia
Autor(es): Nunes, Ana Jacqueline
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação docente
Ensino de Geografia
Data do documento: 7-Jun-2023
Resumo: O Estágio Supervisionado é uma fase obrigatória no cumprimento curricular dos cursos para docentes em todo o Brasil, pois é a partir dele que se inicia o contato direto com a sala de aula, possibilitando colocar em prática tudo aquilo que se aprendeu como teoria na universidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi compreender de que maneira o Estágio Supervisionado pode se estabelecer como meio de construção e aperfeiçoamento de conhecimentos e de habilidades necessárias ao professor de Geografia, tendo como função associar a teoria à prática. As questões que nortearam a nossa pesquisa foram as seguintes: quais as contribuições do Estágio Supervisionado na formação do professor de Geografia? Como pode ser classificada a relação entre a Geografia acadêmica e a Geografia escolar no processo de formação do professor de Geografia? As considerações suscitadas ao longo do trabalho tiveram como base as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado I de observação e no Estágio Supervisionado II de regência, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo, localizada em Congo - Paraíba, na Mesorregião da Borborema e na Microrregião do Cariri Ocidental. No período de observação e de regência atentamos para os seguintes pontos: a receptividade da escola-campo; os conhecimentos teóricos para fundamentar a prática; os conteúdos geográficos e a contextualização com a realidade diária e os professores regentes observados. Além disso, dando o destaque necessário ao contexto pandêmico no qual estivemos inseridos, pois foi nesse cenário, e com o ensino remoto em andamento, que os estágios foram realizados. Contudo, são muitos os debates sobre as contribuições do estágio na formação do professor de Geografia, então realizar uma pesquisa sobre essa temática, tendo como referência as experiências dos estágios acaba não só proporcionando uma maior aproximação do ambiente de futura atuação profissional, bem como agrega ainda mais conhecimento sobre a prática docente.
Descrição: NUNES, Ana Jacqueline. As contribuições do estágio supervisionado no processo de formação do professor de Geografia. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29817
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Jacqueline Nunes.pdfTCC - Ana Jacqueline Nunes.pdf908.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf300.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.