Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29854
Título: Uma leitura de "O paraíso são os outros", de Valter Hugo Mãe: o amor sob a ótica de uma criança
Autor(es): Guedes, Isabelle de Oliveira
Palavras-chave: Amor
Amor líquido
Intersemiótica
Relações humanas
Data do documento: 21-Nov-2022
Resumo: Este artigo objetiva analisar a construção do amor a partir do olhar subjetivo e dos efeitos lúdicos, a descrição do amor como um sentimento universal e intrigante no romance O paraíso são os outros, de Valter Hugo Mãe. A presente pesquisa tem como aporte teórico as contribuições de Janice Rechulsk (2018); Maria Ester Vieira de Sousa, Raquel Monteiro da Silva Freitas e Odete Firmino Alhadas Salgado (2018), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007), entre outros. O autor retrata de maneira singular, um olhar singelo sobre as relações humanas, fazendo com que tanto crianças como adultos possam ler e reler sobre um dos temas mais emblemáticos da história da humanidade, o amor. Mãe, trata esse sentimento como necessário na sociedade, apresentando ao leitor diversos tipos de amores, abrindo espaço para uma analogia com os amores líquidos cultivados na sociedade atualmente. Além da narrativa, esta pesquisa irá analisar e apreciar os desenhos deixados ao longo da obra feitos pelo autor, que são carregados de delicadeza e significação. Por fim, o autor propõe que as pessoas demonstrem afeto e que estejam juntas umas das outras e não isoladas, provando pela narrativa e com seus desenhos singelos de que podemos encontrar de fato o paraíso nos outros, como também, sermos o paraíso de alguém.
Descrição: GUEDES, I. O. Uma leitura de “O paraíso são os outros”, de Valter Hugo Mãe: o amor sob a ótica de uma criança. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29854
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito -.pdfTermo de Depósito410.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC Isabelle de Oliveira Guedes (v.f).pdfPDF - ISABELLE DE OLIVEIRA GUEDES448.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.