Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29855
Título: A representação do Nordeste na poesia de Bráulio Bessa a partir da perspectiva de cultura(s)
Autor(es): Câmara, Brígida Mirela Arruda
Palavras-chave: Poema
Cultura
Nordeste
Análise literária
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: Este estudo apresenta uma leitura dos poemas de Bráulio Bessa presentes no livro Poesia com rapadura (2017), com ênfase na análise de “A mesa do brasileiro”, “A sanfona de Beethoven”, e “Mãos” observando a(s) representação(ões) do Nordeste, viés presente em muitos poemas do escritor. Para desenvolver esse modo de ler, realizamos um levantamento dos poemas que apresentam imagens do Nordeste; categorizamos os poemas que apontam para a representação da cultura nordestina e o diálogo desta com outras culturas. Para embasar as reflexões recorremos aos estudos de Santos (2006), Laraia (1997), Albuquerque (2009), Certeau (1995) e Hall (2006). Ao contrário da visão que durante muitas décadas associou o Nordeste a "sinônimo da seca, da miséria e da pobreza," encontramos poemas de Bráulio Bessa que ressaltam outras imagens da região Nordeste, retratando o espaço e o povo a partir do destaque as inúmeras belezas relacionadas aos seus recursos naturais e histórico-culturais.
Descrição: CÂMARA, B. M. A. A representação do Nordeste na poesia de Bráulio Bessa a partir da perspectiva de cultura(s). 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29855
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Brígida Mirela Arruda Câmara.pdfTCC - Brígida Mirela Arruda Câmara499.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito957.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.