Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Paula Karolina da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-23T22:55:13Z-
dc.date.available2023-07-23T22:55:13Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29856-
dc.descriptionBezerra, P. K. S. A ausência de racismo linguístico em livros didáticos do 8º e 9º anos de duas escolas de Queimadas/PB. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva abordar os indígenas e negros como sujeitos que assumem a língua – o português brasileiro – tornando-se produtor de discursos, manifestando sua identidade cultural. Pretendemos, aqui, tratar da relação do negro e “índio” com a linguagem e sua memória, relacionando-o ao contexto de ensino e formação em língua portuguesa. Para isso, tomamos como corpus livros didáticos do 8º e 9º anos adotados em duas escolas públicas da cidade de Queimadas/PB para investigar como se dá a abordagem do racismo linguístico nos livros. A pesquisa, constituída por método bibliográfico, exploratório e descritivo, por meio de livros, capítulos de livro, problematiza o português brasileiro em sua diversidade de usos e formas, a partir de uma abordagem histórico-comparativa. Como aparato teórico, fundamentamos nossa discussão em Nascimento (2019); Bagno (2006); Alonso(2009); Guimarães (2009). Os resultados do estudo demonstram que a negação e o desconhecimento das tradições indígenas e africanas na formação e consolidação do português brasileiro aponta para um quadro científico que sustenta a mesma hipótese racista, principalmente quando se considera uma linha diacrônica de apreciação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Ricardo Soares da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRacismo linguísticopt_BR
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA ausência de racismo linguístico em livros didáticos do 8º e 9º anos de duas escolas de Queimadas/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Paula Karolina da Silva Bezerra.pdfTCC - Paula Karolina da Silva Bezerra.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf189.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.