Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29857
Título: Infância e sexualização dos corpos: uma abordagem midiática
Autor(es): Roberto, Vitória Hedilla de Sousa
Palavras-chave: Infância
Sexualização
Corpo
Mídia
Data do documento: 28-Nov-2022
Resumo: Este trabalho tem por finalidade retratar a sexualização dos corpos infantis através de uma abordagem midiática com análise de propagandas entre os anos 70 a 80, demonstrando as consequências da mídia afetando as vivências infantis, além de ressaltar os aspectos relativos ao tema da infância com a contextualização histórica do conceito de infância trazendo como base os estudos feitos pelo historiador medievalista Philippe Ariès (1986), além dos estudos do campo sociológico e antropológico com a antropóloga Clarice Cohn (2005), Margaret Mead (1951) e Clyde Kluckhohn (1947). Trata-se de uma pesquisa historiográfica cuja fonte utilizada é a fonte imagética. Diante disso, a pretensão desse trabalho é apresentar os perigos da sexualização de corpos infantis, presente em propagandas impressas e digitais e a sua influência no desenvolvimento psicossocial dos futuros adultos da sociedade. Ao analisar as diferentes concepções de infância e criança presente nesse trabalho percebemos a importância dos estudos historiográficos, tendo em vista que se durante a Idade Média as crianças não eram valorizadas, hoje percebemos uma necessidade de proteger, cuidar e entender a necessidade de investir no bem-estar infantil para potencializar seu futuro.
Descrição: ROBERTO, V. H. S. Infância e sexualização dos corpos : uma abordagem midiática. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29857
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VITORIA FINAL.pdfPDF - VITÓRIA HEDILLA DE SOUSA ROBERTO856.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO VITORIA.pdfTermo de Depósito224.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.