Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30049
Título: Uma leitura das personagens idosas dos contos "O grande passeio" e "A partida do trem", de Clarice Lispector
Autor(es): Nogueira, Mário Sérgio dos Santos
Palavras-chave: Análise literária
Solidão
Abandono
Mulher idosa
Data do documento: 25-Nov-2022
Resumo: As linhas gerais dessa pesquisa literária se constroem mostrando como a pessoa idosa é vista em contos literários e comparando com o meio social, fazendo uma ponte pelas narrativas literárias de dois contos de Clarice Lispector e aprimorando a existência do ser-idoso como sujeito de direito e deveres, como forma de estudar a partir dessa perspectiva e criar meios de como construir espaços para a pessoa idosa colocando em evidência, visto que a população que vem mais crescendo é a de idosos. Faz-se uma busca pela identidade social, mostrando denúncias dos descasos, envolvendo abandono e solidão que a pessoa idosa sofre. Dentro da análise dos contos utilizados como base de Clarice Lispector, esses que abordam toda uma problemática existente na sociedade. Com essa pesquisa, que tem como objetivo enxergar a mulher idosa na literatura e na sociedade, com a discussão, abordamos as problemáticas e os percalços enfrentados pela à mulher idosa, buscando descontruir pensamentos e ideias de que o final da vida chega com a velhice. Dessa forma mostrar o quanto de diversidade a mulher tem para viver. Em cada parte dessa pesquisa, mostramos os pontos essenciais que refletem para que sejam mudadas as visões em relação à pessoa idosa. Dentro da análise, também traz apontamentos de outros autores com embasamentos teóricos como Bobbio (1997), Figueiredo (1989), De Souza Neves (2018) entre outros acerca do ser idosos, dos quais se relacionam sobre as realidades das personagens dos contos analisados clariceanos, enxergando o outro lado da mulher idosa com seu empoderamento, ocupando lugares de protagonismo entre tantos desafios, alcançando o seu espaço de ser em destaque no meio social. Descontruindo as visões negativas em relação à mulher idosa.
Descrição: NOGUEIRA, M. S. S. Uma leitura das personagens idosas dos contos "O grande passeio" e "A partida do trem", de Clarice Lispector. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30049
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Mário Sérgio dos Santos Nogueira.pdf832.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf148.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.