Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30155
Título: Educação e trabalho nos presídios como forma de enfrentar os estigmas sociais
Autor(es): Aureliano, Felipe de Lima
Palavras-chave: Educação em presídios
Trabalho dos apenados
Estigmas sociais
Sistema prisional
Data do documento: 11-Set-2023
Resumo: O acesso precário à educação e ao trabalho concretizam a falha do sistema prisional brasileiro. O cárcere se mostra insuficiente em proporcionar um ambiente digno com o propósito de reinserir o presidiário a sociedade. Somado a isso, a sociedade tem em seu âmago a estigmatização destas pessoas, que aumenta significativamente a chance de retorno ao crime, pela falta de oportunidades e apoio ao egresso. É necessário verificar a importância que o estudo e o trabalho trazem para a vida da pessoa condenada criminalmente e entender os efeitos alcançados durante e posteriormente ao cumprimento da pena. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a importância da educação e do trabalho nos presídios como uma estratégia para enfrentar o estigma social associado aos egressos do sistema prisional. Assim, a pesquisa adotará uma abordagem metodológica baseada no método indutivo enquanto a pesquisa se fundamenta em análises bibliográficas acerca do tema.O acesso precário à educação e ao trabalho concretizam a falha do sistema prisional brasileiro. O cárcere se mostra insuficiente em proporcionar um ambiente digno com o propósito de reinserir o presidiário a sociedade. Somado a isso, a sociedade tem em seu âmago a estigmatização destas pessoas, que aumenta significativamente a chance de retorno ao crime, pela falta de oportunidades e apoio ao egresso. É necessário verificar a importância que o estudo e o trabalho trazem para a vida da pessoa condenada criminalmente e entender os efeitos alcançados durante e posteriormente ao cumprimento da pena. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a importância da educação e do trabalho nos presídios como uma estratégia para enfrentar o estigma social associado aos egressos do sistema prisional. Assim, a pesquisa adotará uma abordagem metodológica baseada no método indutivo enquanto a pesquisa se fundamenta em análises bibliográficas acerca do tema.
Descrição: AURELIANO, Felipe de Lima. Educação e trabalho nos presídios como forma de enfrentar os estigmas sociais. 2023. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30155
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf329.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Felipe de Lima Aureliano.pdfTCC - Felipe de Lima Aureliano.pdf565.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.